Muita gente acredita que auxílio-acidente é a mesma coisa que a aposentadoria por invalidez. Este artigo vai explicar auxílio-acidente x aposentadoria por invalidez, quando o trabalhador tem direito a cada um.
A verdade é que não são.
O auxílio-acidente é pago para trabalhadores registrados que sofreram algum acidente e ficaram com uma incapacidade parcial e permanente.
Já a aposentadoria por invalidez é paga para quem ficou incapacitado para o trabalho total e permanentemente.
Vamos a um exemplo:
Você ficou com uma sequela grave de um acidente de moto, quando teve alta do INSS precisou mudar de função, pois a sua sequela o impede de fazer a mesma atividade que fazia antes do acidente, como carregar peso ou agachar, ou perdeu uma visão, mas ainda consegue trabalhar.
Nesse caso, mesmo depois da alta, você pode ter direito ao AUXÍLIO-ACIDENTE e vai receber o benefício mesmo se voltar a trabalhar. Ou seja, se voltar a trabalhar com uma sequela que mudou a sua vida no seu trabalho.
Se depois desse mesmo acidente você ficou com uma lesão tão grave a ponto de não conseguir mais trabalhar, então você pode pedir a APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.
Se você, trabalhador e trabalhadora, precisa de ajuda para conseguir o seu benefício no INSS, entre em contato com um ADVOGADO ESPECIALISTA EM BENEFÍCIOS DO INSS PARA TRABALHADORES ACIDENTADOS, e NÃO FIQUE SEM O SEU DIREITO!
E fique atento! Não jogue nenhum documento seu antes de ver ver este vídeo!