Auxílio-acidente tem prazo para pedir no INSS?

acidente de trabalho auxílio-acidente INSS

Muita gente se pergunta se o auxílio-acidente tem prazo para pedir. Essa dúvida acontece porque o trabalhador não conhece todos os seus direitos. Pior ainda: pode ficar com medo de pedir o benefício, de receber um “NÂO” do INSS.

Se você sofreu um acidente de qualquer natureza, de trabalho, de trajeto, fora do trabalho (que pode ser um acidente doméstico ou um acidente no final de semana), e se afastou pelo INSS por auxílio-doença e depois da alta se perguntou se poderia ter acesso ao auxílio-acidente.

Contudo, o que importa nesse caso é: se depois desse acidente você ficou com uma sequela que realmente afetou e mudou a sua vida no seu trabalho.

Antes de mais nada, esse benefício vale para o trabalhador empregado na época do acidente e para o desempregado, mas que ainda tinha a cobertura do INSS, ou seja, estava no período de graça.

Auxílio-acidente tem prazo para pedir?

Você pode entrar com esse pedido no INSS de auxílio-acidente a qualquer momento. O auxílio-acidente não tem prazo para dar entrada.

Veja um exemplo típico:

João sofreu um acidente de moto em 2003.

Realmente foi um acidente grave, ele ficou afastado por 5 anos pelo INSS por auxílio-doença e teve alta em 2008.

Acontece que, para voltar a trabalhar, João precisou mudar de cargo porque, em função da sequela, ele não conseguia mais fazer a mesma atividade que tinha antes do acidente. Por causa da sequela, ele não conseguia mais ficar em pé e o trabalho dele dependia disso.

Porém, João não conhecia o auxílio-acidente.

Ele só descobriu o auxílio-acidente no ano de 2022.

Nesse momento, João procurou um advogado especialista, que deu entrada no seu pedido o INSS para conseguir esse benefício.

Em seguida, o INSS deferiu o benefício para João. Acontece que o INSS concedeu o auxílio-acidente a partir do presente, do momento do pedido.

E o auxílio-acidente referente ao passado, já que ele tinha a sequela desde 2005?

Esse mesmo advogado especialista entrou com um processo judicial para conquistar o auxílio-acidente atrasado, ou seja, dos últimos 5 anos, o limite máximo que pode ser pedido.

então, João passou por uma perícia judicial que comprovou que realmente tinha direito aos valores atrasados.

Dessa forma, é muito importante ter um advogado especialista do seu lado desde o começo para saber se você vai para a justiça direto ou se é melhor começar com o pedido no INSS, para saber quais as provas você tem que levantar para aumentar as suas chances de conseguir o auxílio-acidente a partir do pedido e o do período passado, dos últimos 5 anos.

Se você está com dificuldades para receber o seu auxílio-acidente, NÃO FIQUE PARADO.

Por isso, busque a assessoria de um advogado especializado em direito trabalhista e previdenciário. Esse profissional possui o conhecimento necessário para orientar você sobre seus direitos e as medidas que você deve tomar para garanti-los.

Assista ao vídeo no Youtube: